LIMS + Indicadores

Como um sistema LIMS auxilia a tomar decisões melhores e dialogar com a gestão do laboratório.

 Por: Elyan Fábio Corrêa – CS LiteLiMS.com – elyan@litelims.com

Indicadores

Quantas vezes você já precisou tomar uma decisão e ela foi questionada por superiores? Ou então lhe faltavam dados para saber se essa era a decisão correta a tomar? Como medir o desempenho da sua equipe? Quais são os solicitantes com maior movimento?

William Edward Deming é considerado por muitos o pioneiro em estudos sobre melhorias na área de qualidade, a ele é atribuída a frase “Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião”. Esta frase nos trás a reflexão sobre quantas vezes nos faltava dados para justificar uma decisão, este é um dos pontos que um LIMS trata dentro das organizações.

Graças a integração de informações dentro do LIMS, diversos dados como por exemplo: a duração média de análises e seu custo estimado podem ser consultadas em períodos personalizados.

Fruto da utilização correta do LIMS, os indicadores gerados através do big data  servem como embasamento para aprimorar o planejamento estratégico da empresa. Seria o momento de aumentar o número de colaboradores? Seria o momento adequado para trocar de equipamento? Ou quais ensaios do escopo agregam maior receita ao laboratório?

Na próxima vez que você se sentar em uma reunião e precisar defender ou analisar uma situação em específico, lembre-se que você tem um LIMS e todos os dados lá existentes estão disponíveis para consulta, basta você analisar os dados e terá embasamento para melhorar o diálogo com superiores.

Vale ressaltar que os indicadores complementam o processo de decisão e outros fatores podem ser levados em consideração, principalmente quando não há massa crítica suficiente no volume dos dados para chegar a algum resultado.

O LiteLiMS possui diversos indicadores em uma área exclusiva para se trabalhar dentro do laboratório, conheça mais sobre os indicadores através de uma demonstração.