O que é o Controle de Qualidade (CQ) de laboratório?

O que é o Controle de Qualidade (CQ) do laboratório?

www.litelims.com

O controle de qualidade do laboratório é a prática de procedimentos de auditoria em um laboratório para garantir que os resultados gerados pelo laboratório sejam precisos e completos. O objetivo é manter alta qualidade e confiabilidade. Os laboratórios também podem usar o controle de qualidade para gerenciar os custos e os horários dos funcionários efetivamente. Isso inclui auditoria interna e externa para segurança extra e garantia. As empresas especializadas em controle de qualidade de laboratório disponibilizam seus serviços para laboratórios em uma variedade de configurações.

Os técnicos de laboratório devem seguir procedimentos muito precisos ao realizar e relatar os ensaios. Esta é uma parte fundamental do controle de qualidade para a consistência nos resultados. Eles também rotineiramente calibram e verificam equipamentos de laboratório para garantir que ele esteja funcionando corretamente, bem como manter logs para mostrar que isso foi feito e fornecer informações sobre os resultados. Os funcionários do laboratório também podem registrar o processo de teste para que a documentação esteja disponível no caso de uma auditoria, seja interna, ou até mesmo da ISO/IEC 17025 auditado pelo Inmetro.

Os procedimentos de auditoria interna para o controle de qualidade laboratorial podem incluir testes repetidos para ver se os resultados são os mesmos, examinando a documentação para determinar se os funcionários estão realizando os ensaios corretamente e verificando equipamentos de laboratório para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Estes podem ser realizados por um supervisor ou um oficial de controle de qualidade. As proteções internas também incluem a emissão de manuais de funcionários claros e detalhados para uso da equipe de laboratório.

As auditorias externas podem envolver a repetição de testes em diferentes instalações, a contratação de técnicos para calibrar e verificar o equipamento e pedir aos oficiais de controle de qualidade que examinem os registros e os procedimentos laboratoriais. Este processo pode incluir o uso de um consultor para garantir que um laboratório esteja usando os padrões mais atualizados para todas as suas práticas de teste e relatórios. A lei pode exigir que os laboratórios sejam submetidos à inspeção por agências governamentais para fins de garantia de qualidade laboratorial. O inspetor redigirá possíveis violações e preocupações, identificando áreas onde o laboratório precisa ser melhorado.

O controle de qualidade do laboratório em laboratórios que tratam evidências também inclui uma camada extra de precauções para proteger a integridade das amostras para evidência. Esses laboratórios não só precisam realizar testes com precisão, mas também precisam seguir as regras da evidência para prevenir uma situação em que a evidência e os resultados dos exames possam ser alterados porque o laboratório não seguiu o procedimento. Isso inclui o treinamento de pessoal em procedimentos de cadeia de custódia, ter uma área segura para armazenamento de evidências e usar sistemas claros de rotulagem e rastreamento para monitorar evidências no laboratório em todos os momentos.

CQ

Uma das melhores ferramentas do mercado para realizar um trabalho organizado e rastreável, com qualidade a prova, é o LiteLiMS.com, uma plataforma completa para gerenciamento de laboratórios, desde o fluxo de trabalho com as amostras, até a gestão de toda documentação!

Conheça o LiteLiMS e saiba como ele vai te ajudar!

Reference: www.wisegeek.com