O valor da Rastreabilidade no Laboratório

O valor da rastreabilidade – O que ganhamos com a utilização de um LIMS no controle e identificação das amostras?

 Por: Elyan Fábio Corrêa – CS LiteLiMS.com – elyan@litelims.com

Fluxograma-LiteLiMS

 

O produto de um laboratório não é só a execução da análise dentro dos padrões estabelecidos, o produto do laboratório é também o resultado desta análise. E o modo que o laboratório produz, armazena e distribui estes resultados têm um impacto direto sobre a qualidade do serviço prestado.

Um sistema LIMS garante a segurança do fluxo informacional de ponta a ponta, com etapas e formulários estabelecidos de acordo com as melhores práticas e padrões temos a garantia de que toda a amostra que passa pelo laboratório possuirá os dados necessários para a execução das análises corretas, evitando problemas com a falta de informações que induzem a erros.

O controle padronizado de informações das amostras e rastreabilidades, permite realizar facilmente consultas em todo histórico dos serviços executados pelo laboratório, agilizando a localização dos resultados, sem que seja necessário procurar manualmente em diversas planilhas ou armários e também com a garantia e segurança de que os dados correspondem a amostra correta.

Além das informações e resultados das amostras, a rastreabilidade também registra o histórico de todas as etapas que a amostra passou por dentro do laboratório, como por exemplo por quem e quando a amostra foi recebida no laboratório.

A utilização de rastreabilidades agrega segurança – apenas usuários com permissão possuem acesso a rastreabilidades – garantindo que nenhum dado vai vazar de dentro do laboratório.

O controle de rastreabilidades pode curar diferentes dores que não foram mapeadas neste artigo, caso você possua dúvidas sobre quais vantagens um sistema LIMS e o controle de rastreabilidades podem trazer ao seu laboratório, entre em contato conosco e nossa equipe irá lhe auxiliar.

Conheça o LiteLiMS e saiba como ele vai te ajudar!