Usando laboratórios externos para CQ do seu Laboratório

Usando laboratórios terceiros para melhorar a performance e controle de qualidade de seu laboratório!

laboratory-testing.jpg_size-medium

Qualquer pessoa que trabalhe em um laboratório compreenderá a importância do controle de qualidade. CQ é o processo usado para detectar erros para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados dos ensaios. Sem CQ, os erros laboratoriais podem passar despercebidos, resultando potencialmente em erros na entrega de seus relatórios de conformidade finais.

Ao utilizar laboratórios internos de CQ, precisamos ter confiança na precisão dos resultados produzidos. Somente usando controles de qualidade de terceiros, eles podem realmente ter certeza disso. Então, qual é a diferença entre um controle de terceiros e um controle de um fabricante de instrumento ou insumos e por que os laboratórios devem usar controles de terceiros?

Terceiro é o termo usado para descrever um controle que não foi projetado ou otimizado para uso com um teste ou sistema específico. Como tal, melhorará o desempenho das amostras de clientes e fornecerá uma avaliação imparcial e independente do desempenho analítico.

Muitos fabricantes de equipamento e insumos fornecem controles de qualidade dedicados para uso com seus próprios insumos e analisadores. Otimizados para uso com esses ensaios ou sistemas específicos, esses controles geralmente mascaram deficiências e, portanto, são cada vez mais considerados menos efetivos em comparação com controles de terceiros.

Este é um fato que é reconhecido por órgãos regulatórios e padrões em todo o mundo, e isso é corroborado na ISO 17025.

“Os materiais de controle de qualidade devem ser diferentes dos materiais do calibrador para garantir que o procedimento de controle de qualidade forneça uma avaliação independente do desempenho do procedimento de medição na sua totalidade, incluindo o procedimento para a calibração da medição”.

Controles de terceiros

Os verdadeiros controles de terceiros são construídos de forma independente, o que significa que eles dão resultados totalmente imparciais.

Os principais laboratórios de controle como terceiros atribuem valores-alvo usando dados de milhares de laboratórios independentes – dados genuinamente independentes, multi-métodos e multi-analisadores. Os valores-alvo são, como resultado, mais precisos e confiáveis.

Alguns Laboratórios terceiros oferecem muita credibilidade em suas análises, com armazenamento de mais de 10 anos em amostras dependendo das exigência de seus clientes. Isso permite o monitoramento de CQ a longo prazo e a detecção de mudanças após a mudança do lote fabricado. Isso pode ajudar os laboratórios a economizar tempo e dinheiro devido a menos crossovers de lotes.

Versus:

Controle dos fabricantes de instrumentos / reagentes

Alguns fabricantes usam a mesma matéria-prima para fazer controles e calibrações, tornando os controles menos sensíveis às mudanças de desempenho.

Não é incomum que os fabricantes de instrumentos / insumos atribuam seus valores CQ usando apenas um número limitado de resultados gerados em seus próprios instrumentos, usando seus próprios insumos e calibradores. Isso pode resultar em precisão percebida, amplos intervalos irrealistas e variabilidade do lote para o lote.

O LiteLiMS.com é um sistema que ajuda as indústrias e laboratórios terceiros neste processo, entendendo as necessidades do mercado e oferecendo a melhor ferramenta para gestão de todas as atividades laboratoriais, acesse www.litelims.com e conheça um pouco mais sobre como ajudamos laboratórios de todos os segmentos no Brasil inteiro.

Conheça o LiteLiMS e saiba como ele vai te ajudar!